Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


forum dedicado a todos os fans do fiat500
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Regeneração do filtro de particulas

Ir para baixo 
+4
zykor
Ju_500
Alex
jtd
8 participantes
AutorMensagem
jtd




Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/09/2010

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptyDom Set 12, 2010 11:24 am

Viam,
Segundo o manual do meu mjet, a primeira luz do lado esquerdo do painel, é a do Filtro de partículas. (Acima da luz City).
Essa luz deverá acender-se por breves instantes quando se liga a ignição.
Ora isso no meu caso não acontece. Nunca vi tal luz acesa.

Também diz no manual que nem sempre a luz acende quando está a regenerar o filtro.
Ontem achei o carro com um barulho estranho e estava com as ventoinhas do radiador ligadas.
Pensei que era o filtro a regenerar, mas como não vi a luz acesa e já estava assim havia 5 minutos, desliguei o motor. (no manual diz que só se não deve desligar o motor se a luz estiver acesa).

Queria que alguém fizasse o favor de confirmar que essa luz acende ao rodar a chave de ignição.
É que há possibilidade de a minha estar avariada.

JTD
Ir para o topo Ir para baixo
Alex
Admin
Alex


Mensagens : 99
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 45

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Re: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptySeg Set 13, 2010 12:16 pm

Boas Jtd, eu não tenho um multijet, mas pela experiência e pelo que vi noutro forum o mais importante nem deve ser a dita luz, é teres atenção e veres se o dito ou (maldito) filtro de partículas está a fazer a regeneração. esta também atento ao nível do óleo, pois pode subir de repente, isto da-se pois o tal filtro começa a misturar o óleo com o gasóleo, entrando assim na câmara de combustão...
isto indo ate onde entendo, se houver por aqui pessoal que te possa ajudar, serão bem vindos.
Nada como uma idazinha á FIAT, so para ficares mais descansado.
Ir para o topo Ir para baixo
https://fiat500.forumeiros.com
jtd




Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/09/2010

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: A luz não acende   Regeneração do filtro de particulas EmptySeg Set 13, 2010 9:21 pm

Boas.
Fui à Fiat e descobri que a luz não acende. (estava lá um 500 igual ao meu).
Devo presumir que a luz esteja boa.
Então é assim:

A luz não acende a não ser no caso do filtro estar sujo.
Em algumas regenerações também poderá acender.
Não se pode desligar o carro enquanto está a fazer a regeneração, mas não temos como saber se está a ocorrer alguma nesse momento.
Pelo que percebi a regeneração do filtro nota-se porque as rotações aumentam, e o carro faz um barulho anormal.

Fiquei a saber que já devo ter interrompido uma regeneração pelo menos.
Também me foi dito que uma não é grave.

JTD
Ir para o topo Ir para baixo
Ju_500




Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/09/2010

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Re: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptyTer Set 14, 2010 12:20 pm

é isso JTD a única forma de saber que o carro está no processo de regeneração é, estando em ponto morto, pelo barulho acelerado, aumento da rotação ligeiramente acima de 1000 e o mau cheiro a borracha queimada.
A luz só acende qd é para nos levar 86eur pela mudança do óleo affraid

Já agora aqui fica um dica, o meu carro andava com perda de potência, e como julguei ser um defeito de fabrico, reclamei à FIAT Itália. Afinal teve de levar bomba de combustível nova. Disseram-me que devo ter metido gasóleo "marado", mas na verdade atesto sempre na Repsol, por isso nem nas ditas boas marcas devemos confiar.Nem calculam como ficou o carro, desmantelaram-no todo para descobrir o problema.

E muito satisfeita fiquei pela Fiat ter assumido a reparação, pq não foi mesmo um defeito do carro ou da marca...os meus parabéns à Fiat, foram incansáveis
Ir para o topo Ir para baixo
zykor




Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/09/2010

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Re: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptySeg Set 20, 2010 11:17 pm

Tambem tenho um JTD e nunca vi a dita luz, no meu caso o acumular de gasoleo no oleo levou a avaria no motor ... começou a acelarar sozinho até parar, nao morri nesse dia porque nao tinha de ser ...

seria interessante saber quantos aqui ja tiveram este tipo de problemas com motores da Fiat, normalmente estas avarias estao associadas ao FAP .

Cumps.
Zyko
Ir para o topo Ir para baixo
jtd




Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/09/2010

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Re: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptyTer Set 21, 2010 12:06 am

zykor escreveu:
Tambem tenho um JTD e nunca vi a dita luz, no meu caso o acumular de gasóleo no óleo levou a avaria no motor ... começou a acelarar sozinho até parar, nao morri nesse dia porque nao tinha de ser ...

seria interessante saber quantos aqui ja tiveram este tipo de problemas com motores da Fiat, normalmente estas avarias estao associadas ao FAP .

Cumps.
Zyko


Se me acontecer isso eu paro o motor. (Meto 5.ª travo a fundo e levanto a embraiagem quando o carro já não estiver em movimento para parar o motor)
Já tive conhecimento de mais casos com outras marcas...

Para já ainda está o óleo a nível. (Tem 1800 KM).
Tenho que ir vendo, pois.

Ontem parei o carro e vi que o start stop não estava disponível... Foi quando me pareceu ouvir o tal barulho próprio da regeneração do filtro. Lá dei uma volta de dez minutos a 60Km/h como eles dizem.
Desta vez correu bem, mas acho mal não haver uma luz acesa quando a regeneração ocorre, há mais sintomas é certo, mas uma luz acesa é que era!

JTD
Ir para o topo Ir para baixo
pe500a




Mensagens : 139
Data de inscrição : 25/09/2010
Localização : Lisboa

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Re: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptyQua Dez 22, 2010 12:57 am

jtd escreveu:
zykor escreveu:
Tambem tenho um JTD e nunca vi a dita luz, no meu caso o acumular de gasóleo no óleo levou a avaria no motor ... começou a acelarar sozinho até parar, nao morri nesse dia porque nao tinha de ser ...

seria interessante saber quantos aqui ja tiveram este tipo de problemas com motores da Fiat, normalmente estas avarias estao associadas ao FAP .

Cumps.
Zyko


Se me acontecer isso eu paro o motor. (Meto 5.ª travo a fundo e levanto a embraiagem quando o carro já não estiver em movimento para parar o motor)
Já tive conhecimento de mais casos com outras marcas...

Para já ainda está o óleo a nível. (Tem 1800 KM).
Tenho que ir vendo, pois.

Ontem parei o carro e vi que o start stop não estava disponível... Foi quando me pareceu ouvir o tal barulho próprio da regeneração do filtro. Lá dei uma volta de dez minutos a 60Km/h como eles dizem.
Desta vez correu bem, mas acho mal não haver uma luz acesa quando a regeneração ocorre, há mais sintomas é certo, mas uma luz acesa é que era!

JTD


Ja houve aqui um caso no forum de um 500 que pifou de vez por causa disso. Por acaso gostava de saber onde anda essa rapariga e como ficou resolvido o assunto...

Quanto à luz, nem todos acendem. O meu nao acende (nem creio que tenha essa luz, pois já comparámos alguns paineis de outros 500 e alguns tinham, outros nao)
Ir para o topo Ir para baixo
jtd




Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/09/2010

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Re: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptyQua Dez 22, 2010 9:21 am

Acho que até agora tenho sido uma pessoa com sorte. (toc, toc, toc.)
Aos 3.400Km e, tirando a vez que originou este post, sempre tenho dado conta das regenerações se fazerem.
O Óleo ainda está a nível. Todas as semanas controlo.
Será que posso trocar eu mesmo o óleo sem aquele computador queixinhas dar conta? Deveria ficar mais barato.
Alguém sabe se há para venda a caixa de diagnóstico "examiner" e se compensará a sua compra?

JTD
Ir para o topo Ir para baixo
Martin 500




Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/08/2010
Idade : 54
Localização : Braga

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Re: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptySeg Jan 17, 2011 9:27 pm

Olá

Tenho um mtj com 20000 km, apenas ligou a dita luz uma vez tinha 1000km.

Faço sempre as regenerações é facil saber esse momento (carro sobe para as 1000rpm quando parado) durante 3 ou 4 min depois volta ás 8000rpm. Quanto ao cheiro de borracha queimada, confesso que nunca senti e tenho uma bom faro(pois não sou fumador) lol!
A dita luz acende sempre ao rodar a chave e eu só ligo o carro depois da mesma apagar demora 2 segundos.
Até agora nunca pediu para mudar oleo ou filtro de particulas, eu mesmo pedi para mudarem o oleo e filtro do oleo quando o carro tinha 16000km.

O ideal para este motor é deixar aquecer e para isso é fazer pelo menos 20 km seguidos e em auto estrada, pois carros com este tipo de motor em circuito urbano e curtos trajectos é para esquecer.

Disponham, Martin 500 Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
joaomatias




Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/09/2010

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Re: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptyQui Jan 27, 2011 11:47 pm

Ola boa noite!
Não tenho participado muito neste forum, mas alguns daqui já me conhecem do outro que pelos vistos morreu.
o meu 500 mjet tem quase 40 mil km e já mudou 4 vezes o óleo 3 delas fora da revisão. Dá uma média de apróx. de 9 mil quase 10 mil kms para cada muda. Tive a ultima aventura do filtro esta semana quando a mensagem apareceu a dizer para trocar o óleo.
Algumas coisas que li neste tópico não estão muito certas (na minha opinião).

Martin: fazer 20 kms em autoestrada só para não estragar muito o óleo???? a sério??? ainda por cima agora que já não há SCUTs e o gasóleo a 1.35!!!!! - só se a FIAT me pagar os custos das portagens e gasóleo.

jtd: já fizeste 3400 km e o óleo continua de nível. A acção do filtro varia muito consoante os trajectos que fazemos. Se andares mais em estrada é normal que o óleo dure (se calhar) até aos 30 mil (duvido mas nunca se sabe). E quanto a mudares tu o óleo não sei se é boa ideia, de qualquer forma não vale a pena estares atento ao nível, porque a mensagem refere-se ao estado degradado ou não do óleo e não ao seu nível.

Quanto à luz do filtro: que eu saiba os sport do ano do meu (2008 ou inicio de 2009) todos têm, mas não acende quando o filtro entra em acção. E da última vez nem acendeu quando apareceu a mensagem trocar óleo. Perguntei na oficina pela actualização do software e foi como se tivesse cometido um pecado qualquer, pois a resposta foi um seco "Este carro não pode fazer, blá, blá eu é que sei porque uso fato de macaco..."

Bolas para quem não vinha aqui há muito tempo já escrevi umas linhas valentes.

Cumprimentos

Matias
Ir para o topo Ir para baixo
Tebes




Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/02/2015

Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas EmptyDom Fev 15, 2015 4:31 pm

Boas pessoal, graças ao FAP já tive que colocar um motor ao carro, o que aconteçe é que continua na mesma (misturar gasoleo no oleo), graças a isso não consigo fazer sequer 10mil km,
Já pensei em eliminar o mesmo? Uma vez que o carro só serve mesmo para a cidade, que acham?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Regeneração do filtro de particulas Empty
MensagemAssunto: Re: Regeneração do filtro de particulas   Regeneração do filtro de particulas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Regeneração do filtro de particulas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» FILTRO PARTICULAS
» Filtro Ar K.N

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Forum :: Mecanica-
Ir para: